terça-feira, 27 de novembro de 2012

A postura da MULHER perante a Banca Oral de Monografia


Fonte da imagem: Facebook















Atenção mulheres! Se a defesa da sua monografia se aproxima, repare na dica de ouro que eu vou lhe dar: JAMAIS tente seduzir o seu orientador ou membro da banca com decotes extravagantes, saia curta, ou ainda uma calça justa (evite fazer o gênero Jéssica Rabbit, é algo perigoso). Procure se vestir de acordo com a formalidade do evento. Saiba que a parte mais sedutora do seu corpo neste dia será o seu cérebro. E ainda, também não seduza seu orientador ou examinador principalmente se ele for casado, pois deste modo você estará se desrespeitando em três esferas:

1º Como futura profissional do Direito;
2º como Acadêmica de Direito; e
3º principalmente da maneira mais grave: como mulher.

Trate todos da banca com muita seriedade e respeito, se valorize. Os atributos que merecem ser reverenciados na banca será o intelectual e não o físico (este último fica para os concursos de beleza, o que não é o caso).

E que roupa deve-se usar em uma ocasião como uma defesa de monografia? Ora, a resposta é muito simples, como se trata da defesa de um trabalho científico, se vista de acordo com a formalidade do evento: o “velho e bom” terninho é a alternativa mais apropriada, pois é chique, elegante, e não chama a atenção. E ainda, fique atenta as cores, procure utilizar tons pastéis, cinza, ou o tradicional preto, nada de cores extravagantes, não utilize cores que tire a atenção da banca, e também não exagere nos acessórios.
 
Eu me recordo que na escola, mais especificamente na disciplina de matemática, eu aprendi o “jogo de sinais”, e era mais ou menos assim “+ com + = +” e “– com –  = +”, e no que tange a maquiagem é a mesma coisa, “o menos pode significar mais”. Portanto, cuidado com o exagero na maquiagem, vamos deixar o brilho e a maquiagem pesada para outras ocasiões, para o seu Baile de Formatura, por exemplo,  procure trabalhar a idéia de que o deve brilhar no dia da sua apresentação é o seu trabalho e não você!

Se você não sabe se maquiar, procure a ajuda de uma profissional, eu indico, a Profª Ms.Carolina Montai (que no que tange a maquiagem, é autoridade no assunto), ela ministra aula na Faculdade Interamericana de Porto Velho – UNIRON, e além de Professora de Direito Civil, é uma excelente maquiadora e tem também um Blog que dá várias dicas de maquiagem, acesse: http://www.bedorothy.com.br/

Mulheres, pensem nisso com muito carinho, seja profissional desde a faculdade, e cuide da sua imagem com respeito.

Espero que tenham gostado do post.

Sucesso na Banca!

Estarei na torcida.

Atenciosamente,

Natália Lemos Mourão.  


 

Um comentário: